segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Livro do Mês



“O Vento Assobiando nas Gruas” é Livro do Mês
Na Biblioteca Municipal do Barreiro
Jornal do Barreiro 09-10-2008
“0 Vento Assobiando nas Gruas”, de Lídia Jorge, editada pela Dom Quixote, é o livro do Mês de Outubro, na Biblioteca Municipal do Barreiro.
É um livro ancorado sobre dois mundos - um mundo contemporâneo, envolvido com a transformação acelerada da Terra, movido pelo instinto selvagem do futuro, e um outro mais antigo, onde a história de uma velha fábrica se cruza com a sorte de uma família numerosa, recém-chegada de África. Dois mundos, à primeira vista irreconciliáveis, e no entanto, a aproximá-los, por obra do acaso, caminha desde a primeira página a figura de Milene Leandro, a rapariga singular, para quem na simplicidade do seu juízo, acabará por obrigar os outros à revelação de si mesmos.
Figura central, é precisamente através das mãos de Milene que o leitor entra na primeira página, e é ainda com ela que encerra a última, depois de ter conhecido as suas expensas o caso de um amor, de um crime e de um silêncio para sempre selado. Por isso mesmo, o seu olhar desprevenido sobre a vida, o bem e o mal, assim como a avaliação que faz deste mundo, constituem a verdadeira matéria orgânica que constrói este livro.

Lídia Jorge nasceu em 1946, no Algarve. Licenciou-se em Filologia Românica pela Universidade de Lisboa e foi professora do Ensino Secundário. É considerada como uma das romancistas de maior sucesso na literatura portuguesa contemporânea.
Da sua vasta obra destacam-se os romances: “O Dia dos Prodígios” (1980), “O Cais das Merendas” (1982), “Notícia da Cidade Silvestre” (1984), os dois últimos distinguidos com o Prémio Cidade de Lisboa e a “A Costa dos Murmúrios” (1988), um dos mais poderosos textos sobre a guerra colonial, adaptado ao cinema num filme de Margarida Cardoso.
Refira-se que o seu romance “O Vento Assobiando nas Gruas” conquistou o Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores e o Prémio Correntes d’Escritas.
Fonte: CMB

Nenhum comentário: