quinta-feira, 11 de setembro de 2008

CECANE do SUL

Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar – CECANE Sul
O Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, gerenciado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE/MEC, é um dos maiores programas de nutrição do escolar do mundo. Reconhecido pela abrangência e importância, o PNAE atende a 36 milhões de estudantes, em 170 mil unidades de ensino e 5.054 municípios brasileiros. No Rio Grande do Sul e em Santa Catarina são atendidos 2,9 milhões de escolares.
Com os objetivos de contribuir com a efetivação da Política Nacional de Segurança Alimentar – respeitando os costumes alimentares regionais –, suprir as necessidades nutricionais, propiciar a formação de hábitos alimentares saudáveis dos alunos durante sua permanência na escola e potencializar os resultados do programa, o FNDE criou os Centros Colaboradores em Alimentação e Nutrição do Escolar – CECANE. Através de parcerias com cinco universidades federais - da Bahia (UFBA), do Paraná (UFPR), do Rio Grande do Sul (UFRGS), de São Paulo (Unifesp) e a de Brasília (UnB) -, o FNDE vem desenvolvendo ações específicas para cada região do país. A UFRGS atende aos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
Entre as ações já desenvolvidas pelo CECANE Sul estão as capacitações de nutricionistas, merendeiras e conselheiros de alimentação escolar; apoio às ações do FNDE; pesquisas sobre o perfil nutricional dos escolares da educação infantil do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, e sobre o perfil nutricional dos índios Kaigángs matriculados nas escolas do RS, além de jornadas de nutrição escolar, conferências, promoção de palestras e intercâmbio com outras universidades. Atualmente o CECANE também contribui no desenvolvimento de ações de apoio, na melhoria da qualidade de gestão e do controle social do PNAE e na criação de metodologia didático-pedagógica. O CECANE Sul é formado por um Conselho Gestor, constituído por uma coordenação de gestão (Professora Nutricionista Ana Beatriz Oliveira), três subcoordenadorias (Professores do Curso de Nutrição, do Departamento de Medicina Social e Departamento de Medicina Interna da Faculdade de Medicina), uma coordenação executiva, além de profissionais contratados. Em 2007 foram capacitados mais de 750 agentes da alimentação escolar envolvidos na execução do PNAE de aproximadamente 330 municípios do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Nas pesquisas estão envolvidos 10 mil alunos em 21 municípios.
Maiores informações no site www.ufrgs.br/cecane.

Nenhum comentário: